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TibiaDevs

O PokeKing se foi, mas o TibiaDevs surgiu!

Postado por: GOD Vitor em 08/09/2023 ás 22:09 PM

Fala, pessoal! Como voces podem perceber, o PokeKing já está inativo há alguns anos, mas recentemente surgiu um novo fórum chamado TibiaDevs. O pessoal de lá é gente boa,
tem bastante conteúdos exclusivos por lá, também. Então convido vocês a participarem dessa nova comunidade.
Lembrando que o PokeKing não tem nenhum vínculo com o TibiaDevs, estamos apenas apoiando esse novo fórum.

Link do TibiaDevs: https://tibiadevs.com

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Pasta Data - Funções Lua Empty Pasta Data - Funções Lua

27/9/2016, 19:45
Parte I – Funções Lua

irei mostrar como usar e quase todas as funções em lua existentes no otserver, lembrando que esse tutorial foi baseado no The Forgotten Server 0.3.0 Alpha 3. Portanto poderá haver funções aqui que não terá em outros otservers ou será diferente o nome.
Lembrando que todas as funções existentes aqui poderão ser usadas tanto em actions, npcs, movements, talk actions e spells.
Dividi as funções em três grandes grupos e subgrupos, os três grandes são funções get(receba), set (insira) e do (faça).
Use Forgotten Server 3.0 pelo amor de deus, se você não saber usar sql aprende a usar Sqlite.

                                                                        Funções Get
Explicação: São as funções que retornam valores, ou seja, elas fazem checagens. São muitos utilizadas e uteis. Ela é usada em condicionais (If, while, for) ou inseridas em variáveis. O modo de usa-la depende do tipo de script ou do jeito que você preferir.
Dividi elas em dois grupos, a get simples e a get com parâmetros.

                                                                  Funções Get Simples
Explicação: São funções simples mesmo basta coloca-las e elas retornarão um valor, pode coloca-las em condicionais ou em variáveis. E todas elas buscam valores em players.

OBS: As que há creature pode ser usados em monstros (a maioria).

São elas:
Spoiler:

A sintaxe dessas funções é essa:
Spoiler:

                                                     Funções get com parametros.
Explicação: Essas funções fazem o mesmo papel da outra get simples, porém elas tem certos parâmetros pois normalmente elas checam coisas a mais, e algumas checam objetos e não só valores do player.
Lembrando que se for comparar itens que são com nomes (exemplo : getItemNameById(2195) == 'boots of haste' then) deve se colocar entre aspas pois é uma função string. Números não precisam estar dentro de aspas.

São elas:
Spoiler:

                                                             Funções Set
Explicação: São poucas funções. Elas inserem valores ou seja inserem novos valores, inutilizando os antigos. Deve se usa-las dentro de condicionais.

Exemplo:
Spoiler:
No caso se o item se chamar boots of haste, o script coloca arm 5 nela.

São elas:
Spoiler:

                                                           Funções Do
Explicação: Funções que fazer algo, normalmente modificam , porem ao contrario do set algumas apenas adiciona valores. São usadas dentro de condicionais.

A sintaxe dela é :

if item.itemid == 2195 then
doCreatureAddHealth(cid, -1000)
end

No caso se o item usado no script for 2195, ele remove 1000 de hp.

São elas:
Spoiler:

                                                   Stackpos
Explicação:
Sem duvidas, umas das partes mais chatas de explicar, porém ao aprender é difícil esquecer.
O stackpos é usado para se mexer em itens empilhados, infelizmente ele se modifica muito então essa tabela mostra os stackpos que não mudam.

Spoiler:

Agora tirando isso os de 2 a 252 sempre mudam (Eu acho que não esqueci os outros que mudam), então vou tentar explicar do jeito que entendi antigamente...

Se você tem empilhado o chão, uma mesa, e um bag. Os stackpos ficam assim:
Spoiler:

Agora se você tem os mesmo itens e em cima da bag uma backpack e um scarab coin.
Spoiler:

Confundiu ? Sim é normal, se houver três ou mais itens acima do chão, o chão e o objeto acima dele continuam com o mesmo stackpos. Porém depois é contado de cima para baixo.
Veja esse exemplo :
stackpos:
Spoiler:

Nesse caso a ordem dos itens de baixo para cima é :
Areia, mesa, dead human, machete, shovel, rope, gold coin.bag e backpack. Entenderam agora ?
Se não tente fazer uns testes que com certeza entenderá. E depois pelo seu bem, tente não esquecer isso. Pois em movements é importantissimo.
Bem esse tutorial foi leve e servirá de base para os próximos, pois esses comandos podem ser usados em tudo que há lua.
Peço desculpas se ele fico confuso
Pois não estou vagal quanto antes e tenho pouco tempo...
Esperem que virão mais tutoriais.
comentários é o combustível. Então deem sugestões, reclamações ou me ofendam sei la.

Créditos:
TonyHalk - Pelas explicações e pelas funções.
GOD Vitor - Pela organização e correção de algumas palavras, também por trazer para o PK.
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